terça-feira, 20 de abril de 2010

A história do bonsai!

Postado por Tatiana às terça-feira, abril 20, 2010

Olá meninas !!!!!


Como postei um trabalho da minha mãe esses dias, (bordou um bonsai em uma toalhina) fiquei curiosa e resolvi pesquisar sobre o bonsai. Então vou partilhar com vocês um pouquinho do que descobri sobre essa história.




É difícil precisar quando e como exatamente surgiu o bonsai, porque não exitem documentos que comprovem e há muitas histórias.


Mas existem pontos em comum entre elas.


A história mais aceita é que surgiu na China e que os homens ricos e cultos, saiam das cidades buscando mais contato com a natureza, visando atingir a harmonia e tranquilidade do espírito.


Em meio as matas, esses chineses encontravam muitas espécies de árvores pequenas que chamavam de árvores - anãs.


As formas em miniaturas fascinavam tanto, que começaram a retirá-las das florestas e cultiva- las em vasos.


Essas miniaturas eram chamadas de pun-sai. Muitos acreditavam que os chineses não eram apenas ricos, mas também se tratavam de monges taoistas, que admiravam essas pequenas árvores, devido aos seus sinais de velhice e de luta pela sobrevivência contra as adversidades da natureza.


Com isso desmitifica-se a idéia que o bonsai foi originado no Japão.


Levados pelos monges chineses, a arte chegou ao Japão, na Era Kamura, que compreende o período entre 1192 d.c a 1333 d.c. Lá a prática foi modificada e desvinculada da religião tornando-se uma arte.


No Brasil, as primeiras histórias relacionadas a arte do bonsai, são de 1908, com a chegada dos primeiros imigrantes japoneses. Acredita-se que eles trouxeram pertences que lembravam a sua terra, entre eles alguns exemplares de bonsai.




Este é um breve resumo, se alguem se interessar pela história completa pode consultar o: Clube do bonsai em Ribeirão Preto.




Até a próxima!!!!

8 comentários:

Louca por Unhas on 20 de abril de 2010 às 10:05 disse...

Oi Tati,
Acho lindo bonsai, mas além de caro, dá bastante trabalho.
Acredita que tinha uma folhagem, mas como não pega sol no meu apto ela morreu.
Cultura é sempre bom.
beijinhos

Anônimo disse...

Olá!!
Eu ainda quero ter um vasinho desses para mim, até ja andei olhando por aí!!! É bem lindinho!!
Legal tu ter ido procurar saber como tudo começou!!

Bjuss

Ateliê " Doce e Encanto" on 20 de abril de 2010 às 14:45 disse...

Super interessante a história, gostei muito de ler!!!!Boa semana.

Bjin no ♥ Valdirene

Lu Mendonça on 20 de abril de 2010 às 18:19 disse...

Oi, Tati!

Que interessante. Também acho lindo o Bonsai, os trabalhos nos cuidados são compensados com toda a sua beleza.

Beijinhos
Lu

Renata Rossini on 20 de abril de 2010 às 19:30 disse...

Oi parceira, nossa que história.
Não sabia nada sobre o bonsai e olha que eu AMOOOO.
Um dia ainda vou ter hum.
Marido sempre promete me dar, mas qdo a gente acha ele não está lá grande coisa e fico com medo que morra.
A toalinha da sua mamis ficou uma graça, PARABÉNS A ELA.
BJS E BOM FERIADO.

Alessandra on 21 de abril de 2010 às 03:06 disse...

olá tudo bem vim te fazer uma visitinha também gosto de ponto cruz mas faz tempo que não faço bom feriado até mais www vivendoartes-aleartes.blogspot.com

Denise on 21 de abril de 2010 às 16:46 disse...

Olá Tati, obrigada pela visita, tenho certeza que teus filhos vão adorar a toalha com os carros, pois eu fiz um jogo de encomenda, e tive que fazer uma para meu filho também, pois ele ficou o tempo todo pedindo para fazer uma pra ele também, agora só quer usar a toalha do carrinho.
Até mais Tati.
Bjs
Denise

Soraia Melo on 22 de abril de 2010 às 07:42 disse...

Oi Tati que lindo seu blog, e seu bordado tb...adoro Sao Carlos...uma cidade bem gostosa!
Obrigada por participar do sorteio e por colocar o convite aos seus amigos...seja muito bem-vinda!
Ja estou te seguindo e levando o link comigo...assim podemos conversar bastante..rs
beijinhos
So

 

Tati Ponto Perfeito Copyright © 2010 Designed by Ipietoon Blogger Template Customizado por Layout para blog.